Você sabe porque dia 08 de Abril é o Dia Nacional do Sistema Braille?

 Iimagem quadrada com silhueta de dedos com unhas pintadas de mulher lendo pontos braille, no topo do lado esquerdo a logo da advirc com o endereço do site (advirc.org.br), e abaixo escrito: 8 de abril - dia nacional do sistema braille - seja um multiplicador.

O Dia Nacional do Sistema Braille celebra, em 8 de abril, o nascimento de José Alvares de Azevedo, primeiro professor cego do Brasil, que trouxe da França, ensinou e divulgou o sistema de leitura e escrita usado, atualmente, por milhões de pessoas cegas e com deficiência visual em todo o mundo. A data propõe uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelas pessoas cegas e a importância de continuar a produzir obras em relevo, para proporcionar-lhes iguais oportunidades de ler e aprender. 

O Sistema Braille é considerado obra magistral do francês Louis Braille e sua versão mais conhecida data de 1837. Ou seja, esse sistema, que abriu as portas do conhecimento e da cultura para as pessoas com deficiência visual, já tem quase 200 anos.

O impacto da escrita e leitura para as pessoas cegas em todo o mundo alcança a maioria dos idiomas, as ciências exatas e naturais, a música, a informática acompanha a história das sociedades e seu desenvolvimento global e dinâmico. Daí a agregação da tecnologia para produzir textos em Braille com maior qualidade e quantidade.

Em adição, a ADVIRC – Associação dos Deficientes Visuais na Região dos Cocais, vem recordar a grande a importância do sistema e sempre está em luta para que esse sistema seja multiplicado, objetivando uma melhor utilização por seus usuários…

Viva Louis Braille, viva José Alvares de Azevedo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *